Filmes 21/06/2017

Filme de Han Solo perde os diretores Phil Lord e Christopher Miller

Phil Lord e Christopher Miller não são mais os diretores do filme de Han Solo. A Lucasfilm anunciou que “irá seguir em frente com uma mudança de direção.”

“Phil Lord e Christopher Miller são talentosos cineastas que reuniram um elenco e uma equipe incríveis, mas ficou claro que tínhamos visões criativas diferentes neste filme e decidimos separar-nos. Um novo diretor será anunciado em breve,” disse a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy.

“Infelizmente, nossa visão e processo não estavam alinhados com nossos parceiros neste projeto. Normalmente, não somos fãs da frase ‘diferenças criativas’, mas desta vez esse clichê é verdadeiro. Estamos orgulhosos do incrível trabalho de nosso elenco e equipe,” declararam Phil Lord e Christopher Miller.

O filme está sendo gravado em Londres desde fevereiro. Segundo a Variety, várias semanas de filmagens restam e refilmagens estão programadas para mais tarde neste ano.

[atualização]

Segundo fontes do The Hollywood Reporter, Lord e Miller tinham uma visão que conflitava diretamente com a de Lawrence Kasdan, o roteirista de “O Império Contra-Ataca”, “Os Caçadores da Arca Perdida”, “O Retorno de Jedi” e “O Despertar da Força”, que também escreveu, com seu filho, Jon Kasdan, o roteiro para o filme de Han Solo.

Lord e Miller (“Anjos da Lei”, “LEGO, O Filme”) têm uma sensibilidade cômica e um estilo de improvisação, enquanto Kasdan favorece uma estrita adesão ao roteiro. O choque criativo também teria resultado de diferenças na compreensão do personagem de Han Solo. “As pessoas precisam entender que Han Solo não é um personagem cômico. Ele é sarcástico e egoísta,” disse uma fonte.

O conflito teria sido sentido quase imediatamente após o início das filmagens, mas os diretores acreditavam no projeto e achavam que aquilo podia perdurar. Kathleen Kennedy decidiu apoiar seu colega de longa data, que moldou o personagem de Han Solo em “O Império Contra-Ataca” e “O Retorno de Jedi” e tinha um tom específico em mente para o filme.

Eles também teriam entrado em conflito com o produtor Allison Shearmur, que representava a Lucasfilm no set de filmagem, e as gravações chegaram a ser pausadas para revisar e analisar o que havia sido feito.

[fim da atualização]

A data de lançamento, 24 de maio de 2018, não foi alterada.